março 20, 2013

Qual a cor mais indicada para o seu cabelo - Priscila Latoski


Oi meninas, mais uma vez tenho o prazer de mostrar uma matéria da minha querida amiga, administradora, fotógrafa, personal stylist e estilista, a mais linda japa IT Girl - Pri Latoski!!!

Meninas,
A convite da Rafa vim falar um pouco sobre ‘Cores de Cabelo’. Mas não sobre a tonalidade em si, e sim, qual cor combina com diferentes tonalidades de pele, uma vez que sou formada em Moda, e tive matérias e workshops sobre visagimo. (Sobre tons, colorações e marcas de tonalizantes de cabelo, acredito que a Daphne pode dar ótimas dicas para vocês!)

Tonalidade da pele

Nós temos TOM e SUBTOM de pele, e de acordo com o subtom que vamos descobrir qual a cor do cabelo que melhor se aplica ao seu conjunto (pele, cor dos olhos e cor do cabelo natural). O subtom de pele NÃO tem haver com pigmentação (por exemplo, uma negra pode ter subtom frio)!
Para descobrirmos o subtom de nossa pele, devemos descobrir se ela é ‘quente’ ou ‘fria’. Para isso, tenho as seguintes dicas:

1º) Pink ou Laranja? Branco ou Marfim?
Sem maquiagem, com o cabelo preso, em um ambiente de luz natural, pegue uma blusa (ou um pedaço de tecido grande, ou uma cartolina) na cor pink , laranja, branco puríssimo e marfim. 
Primeiramente, compare as cores pink e laranja. Em frente ao espelho, encoste o tecido/cartolina perto do seu rosto e veja qual fica melhor em você. Uma deixará seu rosto com mais vitalidade, mais alegre, tornando seu lábio e bochechas coloridos. A outra, lhe deixará abatida, e destacará suas rugas – especialmente o ‘bigode chinês’ e olheias. Se a cor PINK lhe favoreceu, provavelmente seu subtom é FRIO, já se a cor LARANJA lhe favoreceu, provavelmente seu subtom é QUENTE.

Após isso, compare as cores branco puríssimo e marfim, encostando novamente o tecido/cartolina perto do seu rosto. Analise o efeito perante sua pele.  Ao encostar o BRANCO, se você ficar com uma aparência abatida, pouco saudável, parecendo meio amarelada, provavelmente seu tom de pele é QUENTE. Se sua pele parecer saudável, puxar para tons azulados ou rosados, seu subtom é FRIO. Faça isso também com o tecido MARFIM, e se o mesmo lhe favorecer mais, seu subtom é QUENTE. *ATENÇÃO: O teste com a cor branca e marfim é mais difícil de identificar, sugiro que fotografem e comparem as duas fotos, assim será mais perceptível a comparação; ou que peça o auxílio de um visagista para a identificação do seu subtom.

2º) Dourado ou Prateado?
Coloque dois brincos (ou dois itens de bijuteria) perto da sua face, um dourado, e outro prateado. Qual dos dois combina mais com seu rosto? Se for o DOURADO, seu subtom provavelmente é QUENTE. Se for o PRATEADO, seu subtom provavelmente é FRIO. 

3º) Qual a cor da sua veia?
Olhe as veias em seu punho. Se elas forem AZULADAS, seu subtom provavelmente é FRIO. Se elas forem ESVERDEADAS, ele provavelmente é QUENTE.  

4º) Qual cor de roupa recebo mais elogios?
Se você acha que fica melhor usando blusa rosa, lilás, azul, roxo, vermelho, e recebe mais elogios quando está usando uma dessas tonalidades, provavelmente seu subtom de pele é FRIO. Já se prefere usar verdes escuros, marrons, beges, dourados, amarelos, tons terrorosos... E as pessoas lhe elogiam quando está usando um desses tons, provavelmente seu butom de pele é QUENTE.
Ufa! Descobriram seu subtom? Agora sim, vamos às dicas de tonalidades de cabelo que melhor de adequa à seu tom de pele!

Cor do cabelo X Tom de pele

1) PELE CLARA (FAIR): Pele bem clarinha, rostinho de ‘porcelana’. Quase sempre, quando expostas ao sol, tendem a ficar com pele ‘avermelhada’, ao invés de bronzeadas.
Pele clara FRIA: Loiro platinado, tons de champanhe, loiros acinzentados claríssimos, cinza perolado, camomila, vermelho intenso...
Pele clara QUENTE: Loiros puros, mel, dourado, loiro médio, loiro cinza médio.





2) PELE BEGE (MEDIUM): É uma pele clara, mas um pouco mais pigmentada que a FAIR citada acima. São pessoas clarinhas, mas um pouquinho mais ‘bronzeadas’.
Pele bege FRIA: Loiros acinzentados, loiro mate claro, loiro, ruivo alaranjado
Pele bege QUENTE: Tons de caramelo, gamas de dourado, chocolate, manteiga, loiros com fundo acobreados.




3) PELE AMARELADA (WARM OLIVE): Pele ainda considerada clara, mas tem uma pigmentação um pouco esverdeada, geralmente orientais e árabes tem essa pigmentação. Evitar tonalidades de cabelo com fundos acinzentados e muito dourados!
Pele amarelada FRIA: Tons mais tradicionais, na gama do castanho, que puxem para um tom mais queimado (lembre-se de tons terrosos, canela, castanha, e até um fundo ruivo).
Pele amarelada QUENTE: Tons amarronzados, chocolate, marrom escuro, sempre evitando nuances amareladas.



4) PELE CARAMELO (TAN): Aquela pele moreninha, mais bronzeada, mas que puxa para um caramelo.
Pele caramelo FRIA: Loiro escuro, loiro tabaco, castanho médio.
Pele caramelo QUENTE: Loiro dourado, loiro caramelo, loiro médio, castanho claro...




5) PELE ESCURA  (DARK): Pele com mais melanina, pele negra. Evite loiros claríssimos e vermelhos muito abertos!
Pele escura FRIA: Preto puro, preto com fundo azulado, marrom café, vermelho vinho.
Pele escura QUENTE: Preto, marrom com fundo avermelhado, marrom mogno, caramelo escuro, vermelho acobreado.



Exceções
Meninas, gostaria de fazer um alerta! Esse assunto é delicado, pois mesmo que existam técnicas de visagismo e estudos indicando qual melhor tonalidade de cabelo, qual melhor corte de cabelo, qual melhor penteado para cada tipo fisiológico, nós gostamos de usar o achamos bonito, o que ‘está na moda’, o corte de cabelo que ‘fulana’ está usando... Então, as dicas, técnicas e estudos existem, porém, mantenham sua essência e personalidade sempre (se puder conciliar sua vontade com o que melhor combina com você, ótimo, sua aparência será um grande aliado em sua comunicação não-verbal! ;) )




Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida entrem em contato com a Rafa que ela me repassa e respondo para vocês.
Pri Latoski
41.8804-9426 
Email: pri_latoski@hotmail.com) 
 Insta @prilatoski




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada, o seu comentário é muito importante para o RS!!! Beijo Grande!